O amor em diferentes formas – 9 filmes para você se inspirar e compartilhar
- Juliana Seben
- 9 de ago. de 2017
- 4 min de leitura

Nossa missão é compartilhar amor, né, você já sabe! Diariamente a gente se expressa na cozinha <3 Pensando em ampliar essa lista de possibilidades e ir além da comida pra falar de amor, criamos uma lista com filmes lindos e que retratam um pouco desse sentimento tão poderoso.
Se você é do tipo que se emociona com o amor, prepare os lencinhos!
1. Okja – amor pelos animais (tem na Netflix)
Começando de “traz pra frente”, esse foi um dos últimos filmes que assisti. Recém estreado na Netflix, retrata o amor de uma jovenzinha por uma big porca que foi criada com o intuito de virar alimento. Ele é triste e muito tocante, pois faz a gente refletir sobre a indústria da carne e, claro, sobre o amor entre humanos e os animaizinhos, independente da espécie.
2. Estômago – amor pela comida (não tem na Netflix)
O brasileiro da lista é uma obra prima. Com uma história muito original, o filme apresenta a comida, ou o talento para a cozinha, como uma forma de poder. Raimundo Nonato, o nordestino que desembarca em SP em busca de uma vida melhor (parece clichê, mas acredite, não é) não demonstra o amor pela comida logo de cara, mas você vai se surpreender com o desfecho dessa história. Um dos meus filmes preferidos!
3. Lion – amor de mãe (tem na Netflix)
Outro estreante da Netflix, esse filme traz a história de duas mães que nunca perderam a esperança nos filhos. Uma, a mãe adotiva de dois meninos indianos. Outra, a mãe que perde um dos filhos. É baseado em uma história real e só isso já bastou para eu começar a assisti-lo em prantos. Lindo, ele mostra que o destino prega suas peças e que, segundo minha amiga Camila, “JC opera por caminhos tortuosos”.
4. Milk - A Voz da Igualdade - amor pela causa (não tem na Netflix)
Esse filme deveria ser obrigatório! Com uma atuação do maravilhoso Sean Penn, ele conta a história real de Harvey Milk, um ativista americano que lutou pelos direitos dos homossexuais e se tornou o primeiro gay a ser eleito a um cargo público nos Estados Unidos. Ele serve pra mostrar como a gente tem um longo caminho pela frente ainda, mas que a luta por igualdade deve ser diária. É bom pra dar um ânimo nos dias em que dá vontade de desistir, sabe? Tipo, depois de ler os comentários em alguma matéria do G1 relacionada ao tema. A gente passa raiva, mas aí entende que tudo poderia ser pior.
5. I am Sam ou Uma lição de amor (não tem na Netflix)
Já que estamos falando em atuação maravilhosa e Sean Penn, o que falar de I am Sam? Filme cheio de gente linda e uma trilha todinha dos Beatles. É muito amor que meu coração não guenta. Acho que já assisti umas 5 ou 6 vezes e cada experiência é diferente, mas igualmente marcante. Sam tem uma deficiência mental e acaba criando sozinho a filha Lucy (in the Sky with Diamonds). O que se desenvolve a partir desse relacionamento é uma história de amor tratada com sensibilidade e uma forma de mostrar pra gente como manter um pouco de inocência pode nos transformar em uma pessoa melhor.
6. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain – amor pelos detalhes (tem na Netflix)
Bom, já é um clássico, né? Se você ainda não viu esse filme por não sei que obra do destino ou por torcer o nariz, indico que o faça com o coração aberto. Ele retrata o amor de uma forma bem peculiar, afinal, a personagem poderia ser sinônimo dessa palavra. O que eu mais gosto nesse filme é o amor que ela tem pelos detalhes e como isso é uma potência pra transformar os dias em momentos especiais.
7. Intocáveis – amor improvável (tem na Netflix)
Improvável, mas baseado em uma história real (adoro). Gente, como não acreditar em um mundo mais cheio de amor depois de ver esse filme? Ele retrata como é possível nascer amor entre as diferenças. Olha só um pedacinho da sinopse: um milionário tetraplégico contrata um homem da periferia para ser o seu acompanhante, apesar de sua aparente falta de preparo. A partir daí, meu filho e minha filha, você se envolve de uma maneira que essa produção não vai mudar só teu dia, mas a tua vida.
8. Invictus – amor pelos outros (não tem na Netflix)
Se alguém poderia ser a representação do amor, esse alguém é Nelson Mandela. Que pessoa que nasceu pra amar, hein? Vamos combinar! É uma produção que aborda como esse senhorzinho evoluído, recém eleito presidente, optou por usar o apelo de um esporte 'legitimamente' de brancos pra unir um país assolado pela violência do apartheid. É sempre bom rever bons exemplos de gente do bem pra nos inspirar no dia a dia né?
9. Mary and Max – amor de amigo (não tem na Netflix)
Essa animação australiana foi uma grande surpresa pra mim. Um filme super sensível, que retrata a vida de forma pessimista, mas que serve, entre outros, pra gente valorizar tudo de bom que nos rodeia. Embora tenha esse caráter, é um filme lindo, cheio de poesia e detalhes que vão fazer você se emocionar do início ao fim, acompanhando os caminhos de uma amizade que se forma entre dois ‘desajustados’. Um dos melhores filmes que você vai ver.
Espero que esta lista te ajude nos dias sem inspiração! Se tiver alguma sugestão, deixa nos comentários, compartilha com a gente: vamos amar receber indicações também.
Comments